Aldeia do Sobral Fernando

Proença-a-Nova

ALDEIA D`OIRO
                          ALDEIA D` ÀGUA

A aldeia de Sobral Fernando, Proença -a-Nova, está implantada numa suave encosta do sopé da serra das Talhadas junto ao rio Ocreza. Aqui a natureza foi pródiga ao reunir num pequeno território inúmeros locais de rara beleza natural que merecem a nossa contemplação, tanto do ponto de vista geológico como arqueológico.

O rio Ocreza escavou ao longo de milhões de anos o seu profundo leito do que resultou o notável geomonumento "Portas do Almourão" e se formaram terraços de aluvião onde se depositaram fragmentos de quartzo dando origem às chamadas "Conheiras" (calhaus rolados) da Sla Velha e Barcadouro, locais onde os romanos há dois mil anos souberam extrair apreciáveis quantidades de ouro, e que os habitantes locais secundaram até meados do séc. XX. Os romanos souberam proceder ao desmonte das terrras de aluvião que hoje circundam a aldeia, e com um engenhoso sistema de canais extraíram o precioso metal.

Graças a uma nascente no centro do leito do rio, com origem no sinclinal das cristas quartziticas da serra das Talhadas, a água mineral brota junto à escultura "Menina dos Medos" durante todo o ano, permitindo assim um importante recurso hídrico e ecológico do local.

Joaquim Tomé

Apresentação dos projectos de Arte na Paiasagem e de desenvolvimento Territorial da equipa MAG . Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo