LOKAL

LOKAL é uma iniciativa bilateral orientada pela missão de fortalecer a relação entre os habitantes de um lugar através da sua cultura. A parceria entre Mag Marques de Aguiar (MAG) e Fri musikk Kvinnherad (FRI) visa criar produtos turísticos e culturais sustentáveis e inovadores, utilizando modelos participativos de criação artística nas comunidades de Pedrógão Grande e Kvinnherad. Através desta parceria, estas comunidades serão enriquecidas cultural e turisticamente, promovendo um desenvolvimento local mais robusto e inclusivo.

O Museu Experimenta Paisagem (MEP), promovido pela MAG, é um projeto de desenvolvimento territorial no interior de Portugal. Neste museu a céu aberto, sem paredes, obras de arte pontuam lugares improváveis na paisagem e os trilhos são como salas de museu. Com o LOKAL, baseado na experiência da equipa de cinema da FRI, o MEP desenvolverá um método participativo inovador, inaugurando um novo tipo de produto de turismo de museu: o Trilho de Criação Participativa.

 

A equipa da FRI, que realizou o projeto Lokalhistorisk Filmkurs, apoiado em 2018 pelos Dias Europeus do Património, promoverá a criação de novos produtos culturais, com o envolvimento da comunidade escolar e da administração local de Kvinnherad, através de atividades conjuntas com a MAG. Os novos produtos são desenvolvidos com um método pedagógico já praticado, integrando novas dinâmicas de leitura e interpretação dos lugares, ambos materializados em novos objetos artísticos que valorizam pontos de interesse turístico. Estes objetos e a transformação do lugar reforçam a identidade local e estimulam o sentido de pertença da comunidade.

A primeira atividade será promovida pela MAG, em Portugal, no âmbito de uma Conferência e Workshop destinada aos jovens de Oleiros e Pedrógão Grande, orientada pela equipa pedagógica e de filmagem da associação FRI. Na Noruega, o resultado do workshop conjunto entre a MAG e a FRI com os alunos de Kvinnherad será exibido numa Exposição para promover e discutir a viabilidade de estratégias de desenvolvimento cultural e turístico com a participação dos cidadãos.

MEP SUMMER CAMP

Integrado nos eventos do Museu Experimenta Paisagem, o Summer Camp é destinado a estudantes de todo o país e este ano irá decorrer no coração de Portugal, em Oleiros e Pedrógão Grande. Esta é também uma oportunidade única de aprender com outros especialistas, numa forma de aliar as áreas de audiovisual, marketing e modelos de negócio.

 

 

Barbora Hollan é fotógrafa e realizadora de documentários internacionais. Estudou direção criativa de documentários na Norwegian Film School e fotografia Academy of Arts Architecture and Design em Praga. Nos documentários foca-se na criação de um espaço seguro para que as pessoas se abram em frente à câmara. Como diretora de fotografia, procura capturar sentimentos, atmosferas e a poesia do quotidiano.

Nos meus filmes é importante para mim capturar coragem e autenticidade. Quando procuro a perfeição, encontro beleza nas falhas e gravito em torno dos testemunhos que são visualmente fortes, mas não completamente polidos.”

Nos últimos anos tem desenvolvido em paralelo um conjunto de workshops por toda a Noruega, destinado a jovens e crianças com vontade de aprender e desenvolver competências na área audiovisual.

Financiado por:

Promovido por:

Parceiros:

Apoio:

Apresentação dos projectos de Arte na Paiasagem e de desenvolvimento Territorial da equipa MAG . Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo