Magma Cellar
OBRA DE ARTE NA PAISAGEM DO ROTEIRO NAS LINHAS DE ÁGUA
A aldeia de Cunqueiros é representativa de algumas dimensões da paisagem do concelho de Proença-a-Nova. Uma aldeia encaixada junto à ribeira, num relevo de difícil e sistemático aproveitamento em que as casas são construídas com o xisto das penedias e em que a ribeira já serviu como meio de transporte e energia de produção.
Mas Cunqueiros também é representativa de valores da interioridade pois apesar de quase deserta durante a semana anima-se e cresce com os seus ‘migrantes’ aos fins-de-semana. Simboliza assim o lugar do encontro, o “polo aglutinador” dos seus conterrâneos que procuram o regresso às origens.
A obra Magma Cellar tem como ponto de partida a aldeia de Cunqueiros como lugar aonde se volta como quem volta ao que é mais importante, mais inicial. Esta abordagem é portanto uma leitura não só da vivência da aldeia mas, sobretudo, de aspirações e sonhos de quem a habita ou, de alguma forma, vai habitando.
Eventualmente, através da ardósia piro-expandida e da sua aparência de lava talvez Magma Cellar evoque o encontro com algo de primordial.
Nome da Obra
Magma Cellar
Autoria:
MAG, Marta Aguiar e Mariana Costa
e Sofia Marques de Aguiar
Produção e Montagem:
ELV - Empresa de Lousas de Valongo
José Fraga - ceramista
JMC - Serralharia
Projecto de Estrutura:
Eng. Vaz Tomé
Materiais:
Aço Inox lacado, ardósia piro-expandida
Localização:
Cunqueiros, Proença-a-Nova
Uma obra do Município de Proença-a-Nova financiada pelo município