MUSEU EXPERIMENTA PAISAGEM
Obras de Arte e Trilhos

Véu
Da ponte filipina, o carácter cenográfico de Véu reforça a relação da Vila com a paisagem rural num aparente equívoco de memória, propondo uma reapropriação do lugar como convergência entre a vila e a ruralidade. Talvez evoque um véu da princesa das Beiras.
Moongate
A forma, a cor e as texturas definidas num círculo âmbar intencionalmente enquadrado e estrategicamente colocado, evoqua a entrada num jardim distante. Assim, de alguma forma, procura-se que Moongate concorra para uma reapropriação do lugar e das memórias pelos habitantes e pelos que exploram a região.
Farol
Este carácter impositivo da montanha permanece no continuum histórico da apropriação humana do território. Por um lado, a montanha é o obstáculo, a dificuldade e o medo. Mas é também a referência dos limites do território, o lugar para o seu entendimento, e sobretudo, um lugar de atracção – de subir, de atravessar, de alcançar. Este é o ponto de partida da aproximação das Talhadas ao Farol dos Ventos.
Magma Cellar
Magma Cellar tem como ponto de partida a aldeia de Cunqueiros como lugar aonde se volta, como quem volta ao que é mais importante, mais essencial. Esta abordagem é portanto uma leitura não só da vivência da aldeia mas, sobretudo, de aspirações e sonhos de quem a habita ou, de alguma forma, vai habitando.
Trilho da Menina dos Medos
Em Sobral Fernando, associada à vontade da associação estender os cuidados na aldeia para a paisagem envolvente, surgiu a ideia de requalificar um trilho antigo, a que chamámos o Trilho da Menina dos Medos. Em cada ponto assinalado no mapa é encontrada uma placa de identificação do lugar e o respectivo QRCode, que permite aceder ao site e visualizar um vídeo de apresentação de uma história, memória ou explicação técnica sobre cada local.
VISITA-NOS
Planeia a viagem
Guias
Dias especiais