Arte na Paisagem na Beira Baixa:
Roteiro Nas Linhas de Água (2020-2021)
Menina dos Medos
Sobral Fernando, Proença-a-Nova
Entre a encosta da aldeia de Sobral Fernando e as Portas de Almourão, que rematam a “crista silúrica de Venda-Ródão”(1), a geografia e a geologia das margens do rio Ocreza registam acções milenares da natureza e das comunidades humanas.
Procura-se que a Menina dos Medos concorra para uma reapropriação do lugar pelos seus habitantes e pelos que exploram a região, através da percepção da delicadeza na desordem, da escala humana no excesso das memórias geológicas.
Magma Cellar
Cunqueiros, Proença-a-Nova
Uma aldeia encaixada junto à ribeira, num relevo de difícil e sistemático aproveitamento em que as casas são construídas com o xisto das penedias e em que a ribeira já serviu como meio de transporte e energia de produção. Mas Cunqueiros é representativa também de valores da interioridade pois apesar de quase deserta durante a semana anima-se e cresce com os seus ‘migrantes’ aos fins-de-semana. Simboliza assim o lugar do encontro, o “polo aglutinador” dos seus conterrâneos que procuram o regresso às origens.
Através da ardósia piro-expandida e da sua aparência de lava talvez Magma Cellar evoque o encontro com algo de primordial.
dos Lugares com as Pessoas
Sobral Fernando e Cunqueiros, Proença-a-Nova
Perceber um lugar passa por compreender um conjunto de memórias individuais e coletivas. “dos Lugares com as Pessoas” é a reunião de histórias contadas por quem sempre se lembra de viver estes lugares, que nos ajudam a perceber a paisagem para além da sua fotografia estática e que nos levam a compreender a variedade de vivências e experiências que marcaram e marcam um território que luta contra o despovoamento.
parceiro media
Apresentação dos projectos de Arte na Paiasagem e de desenvolvimento Territorial da equipa MAG . Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo
promovido por