Experiment Land Stage

 

Experiment Land Stage tem como objectivo juntar estudantes, arquitectos, cidadãos, técnicos, empresários e políticos para criar e testar novas soluções de utilização dos recursos naturais, para construir e projectar objectos e espaços, aumentando a qualidade de vida das comunidades portuguesa e norueguesa. As acções de cooperação entre os parceiros Rintala Eggertsson Architects da Noruega e MAG – Marques de Aguiar Arquitectura e Urbanismo e Camilo Rebelo Associados de Portugal vão disseminar a utilização da cortiça e da madeira, recursos naturais de cada país, e potenciar a procura de soluções sustentáveis para os desafios das alterações climáticas .

Durante um ano esta iniciativa bilateral irá inovar através da abordagem de um modelo colaborativo de experimentação de ideias, e dos resultados esperados relacionados com as soluções técnicas de utilização e design da cortiça e da madeira. As soluções testadas serão comunicadas por meio de protótipos, desenvolvidos durante as oficinas, e o método para envolver e aumentar a rede de participantes será divulgado no manual Experiment Land Stage.

 

 

O primeiro equipamento temporário do
Museu Experimenta Paisagem

Em setembro de 2023, 25 estudantes de arquitectura construiram um abrigo com 36m2 usando 296 barrotes de pinho nacional com apenas 1,5m de comprimento, provando que é possivel construir estruturas grandes com barrotes mais curtos.

Programação Cortiçada Art Fest

Informações úteis

Datas inscrições:

- até 28 de Julho - caução de 25e*

- a partir de 29 de Julho - caução de 35e

Ponto de recolha em Coimbra: Terminal Rodoviário de Coimbra

Local do evento em Mação: Jardim dos Peixinhos

O Cortiçada Art Fest garante estadia a todos os participantes (mediante inscrição) no Pavilhão Desportivo de Mação.

Todos os inscritos devem trazer colchonete, saco cama, prato, caneca, talheres e outros iténs relevantes para a estadia;

Material que os participantes devem levar para o workshop: luvas, viseiras, material desenho, fita métrica, martelo, serra manual;

*a caução serve apenas para garantir o teu lugar e será totalmente devolvida no primeiro dia do festival para o teu MBway.

Contacto: info@corticadaartfest.pt / 22 490 1265

Já são conhecidos os grupos finalistas do concurso!

Participa nas votações públicas!

Os 4 projectos finalistas irão a votação de 25 a 27 de Agosto através do instagram! 

Dia 25 de Agosto haverá um webinar onde cada grupo finalista promoverá o seu projecto e os alunos do arquitecto Sami Rintala (estudantes de arquitectura da NTNU, Noruega) promoverão o debate sobre cada um deles. 

As votações começam dia 25 de Agosto à hora do webinar (a anunciar) e terminam às 23:59 horas do dia 27 de Agosto. 

Para votar, tens de seguir os 4 passos seguintes:

1. Seguir a página do @corticadaexperimentapaisagem

2. Fazer like na foto da votação (a ser postada dia 25 de Agosto)

3. Comentar com o grupo preferido, usando os nomes dos projectos (Do Abrigar Ao..., Concertina, Catavento, Onda) + taggar dois amigos

4. Partilhar a foto da votação nas stories

As votações encerram às 23:59 de dia 27 de Agosto, e o grupo com mais votos será anunciado dia 28 de Agosto durante o dia.

Dois membros do grupo vencedor, para além de terem a oportunidade de construir a sua ideia para um abrigo itinerante no Cortiçada Art Fest, têm direito a uma viagem à Noruega para participar no workshop de 10 dias com o arquitecto Sami Rintala e os seus alunos (de 11 a 24 de Setembro em Bodø)!

Dúvidas ou informações: info@corticadaartfest.pt

próximos eventos:

Financiado por:

Promovido por:

Parceiros:

Apoio:

Colaboração:

Apresentação dos projectos de Arte na Paiasagem e de desenvolvimento Territorial da equipa MAG . Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo