Passeio dos Medronheiros
A Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando tem tido uma crescente preocupação com a preservação do património e da paisagem envolvente à aldeia.
No entender da presidente, uma associação tem um papel preponderante na sensibilização da população para aspectos ambientais, mobilizando principalmente os jovens, que são o futuro. A Associação tem desenvolvido actividades como a recolha de lixo junto ao rio, a plantação de medronheiros à beira da estrada, a reconstrução de moinhos que estavam em ruína e que contam histórias da aldeia, a plantação de flores e até a abertura de trilhos pedestres antigos.
Na estrada desde o Vale do Almourão até à rocha da escalada foram plantados medronheiros. A Associação para o Desenvolvimento de Sobral Fernando teve a ideia de fazer uma Plantação de Medronheiros pela estrada acima de forma a criar uma linha verde e diminuir o impacto do corte que a estrada veio fazer na serra. Escolheram-se estas árvores porque para além de serem plantas autóctones, também são muito apreciadas pelos insectos e dão frutos doces, os medronhos.
O Medronheiro tem despertado o interesse público nos últimos anos porque para além da tradicional aguardente, também pode ser vendido em fresco, para polpas, sumos e compotas, para cosmética ou farmacêutica, bem como integrado numa estratégia de prevenção aos incêndios, pela sua resiliência e rápida capacidade de regeneração.
Convidamos os visitantes a provar o medronho, este fruto delicioso, enquanto aprecia as fantásticas paisagens das margens do Ocreza.
Ana Louro, Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando