Arte na Paisagem na Beira Baixa:

Roteiro Nas Linhas de Água (2020-2021)

work in progress

Menina dos Medos

Sobral Fernando, Proença-a-Nova

Entre a encosta da aldeia de Sobral Fernando e as Portas de Almourão, que rematam a “crista silúrica de Venda-Ródão”(1), a geografia e a geologia das margens do rio Ocreza registam acções milenares da natureza e das comunidades humanas.

Procura-se que a Menina dos Medos concorra para uma reapropriação do lugar pelos seus habitantes e pelos que exploram a região, através da percepção da delicadeza na desordem, da escala humana no excesso das memórias geológicas.

Magma Cellar

Cunqueiros, Proença-a-Nova

Uma aldeia encaixada junto à ribeira, num relevo de difícil e sistemático aproveitamento em que as casas são construídas com o xisto das penedias e em que a ribeira já serviu como meio de transporte e energia de produção. Mas Cunqueiros é representativa também de valores da interioridade pois apesar de quase deserta durante a semana anima-se e cresce com os seus ‘migrantes’ aos fins-de-semana. Simboliza assim o lugar do encontro, o “polo aglutinador” dos seus conterrâneos que procuram o regresso às origens.

Através da ardósia piro-expandida e da sua aparência de lava talvez Magma Cellar evoque o encontro com algo de primordial.

Lugares Inspiradores

Castelo Branco

Idanha-a-Nova

Oleiros

Penamacor

Vila Velha de Ródão

Apresentação dos projectos de Arte na Paiasagem e de desenvolvimento Territorial da equipa MAG . Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo